
-
Arquitetos: A2D architects
- Área: 15220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alex Verhalle and Jelle Van Seghbroeck
-
Fabricantes: Brachot Hermant, Revit, Wienerberger

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é a primeira fase de uma nova cervejaria para a Brouwerij Lindemans, incluindo as obras de pavimentação, paisagismo e esgoto associadas. O terreno está localizado no nordeste do município de Sint-Pieters-Leeuw, no distrito industrial de Ruisbroek, Bélgica. O design consiste em duas estruturas principais: um salão de produção e um prédio de escritórios acessível ao público. O prédio de escritórios apresenta um grande salão para a cervejaria e eventos, complementado por instalações de apoio, como cozinhas, áreas de armazenamento, lojas, escritórios e salas de conferência, além de um espaçoso terraço parcialmente coberto, projetado para eventos sociais. Em uma fase futura, há planos para expandir o salão de armazenamento e produção na parte de trás do local.

Os dois volumes receberão acabamentos distintos. O salão da cervejaria serve como o "rosto" do local e expressa isso por meio de um design arquitetônico único. A geometria da fachada é inspirada nas formas arredondadas dos silos de aço inoxidável usados para o armazenamento e produção de cerveja. A fachada consistirá em uma série de elementos de tijolo verticais e côncavos com grandes aberturas que servem como janelas ou terraços. A fachada lúdica repousa sobre uma base de concreto que a conecta ao local. Como uma homenagem às cervejarias do século XIX e em referência a outros edifícios fabris existentes na região, foi escolhido um tijolo vermelho/marrom para as fachadas. Este tijolo, com seu caráter tradicional, cria um contraste sutil com a forma geométrica contemporânea do salão da cervejaria, conferindo ao volume uma presença dinâmica e sensível em seu ambiente.



O salão de produção foi construído utilizando painéis sanduíche de concreto pré-fabricados. O caráter neutro deste edifício permite que ele permaneça secundário em relação ao salão da cervejaria. A paleta de materiais para o salão da cervejaria também é contida, utilizando apenas tijolo para a fachada e concreto para a base e peitoris. As grades serão feitas de alumínio ou aço laqueado.

Um terceiro componente do projeto é a parede que envolve a área do silo e do tanque que, por meio do uso de materiais e forma arquitetônica, é integrada de maneira fluida à linguagem do salão da cervejaria. Esta parede continua o ritmo da fachada côncava segmentada com o mesmo tijolo vermelho/marrom sutil e repousa sobre uma base de concreto. Os tanques mais visíveis atrás desta baixa parede também são incorporados como parte da fachada. Eles são finalizados em aço inoxidável de alta qualidade para aumentar seu impacto visual e expressar a função industrial do edifício. Dentro do volume, a linguagem das formas cilíndricas é mantida no poço do elevador, na monumental escadaria em espiral e no grande lobby de entrada.
